Vinte e nove produções de 13 países vão participar este ano da mostra competitiva do Festival Internacional de Cinema Ambiental (FICA), no período de 16 a 21 de junho na Cidade de Goiás. Realizado pelo Governo de Goiás o FICA chega à sua 11ª. edição revigorado. A programação vem recheada de temas de grande alcance, um rol de debatedores e convidados de renome nacional e internacional, e – principalmente, com um elenco de produções de formatos diversificados, mais apuro técnico e ampla temática, refletindo a maturidade dos realizadores.
30 de maio de 2009
Goiás realiza o XI Festival Internacional de Cinema Ambiental
Vinte e nove produções de 13 países vão participar este ano da mostra competitiva do Festival Internacional de Cinema Ambiental (FICA), no período de 16 a 21 de junho na Cidade de Goiás. Realizado pelo Governo de Goiás o FICA chega à sua 11ª. edição revigorado. A programação vem recheada de temas de grande alcance, um rol de debatedores e convidados de renome nacional e internacional, e – principalmente, com um elenco de produções de formatos diversificados, mais apuro técnico e ampla temática, refletindo a maturidade dos realizadores.
29 de maio de 2009
Falta de preservação ameaça bacia do João Leite
Erosão de 300 metros de comprimento em Goianápolis mostra riscos que enfrenta a qualidade da água da barragem da Saneago
Almiro Marcos - O Popular - 29/05/09
Conforme se aproxima a data para o represamento das águas para a formação do lago da barragem do Ribeirão João Leite (previsto para setembro) cresce a preocupação com a preservação da bacia. Afinal, qual é a qualidade da água que vai abastecer o lago? O que é verificado em vários municípios mostra que a situação é preocupante. Nesse sentido, a Delegacia Estadual do Meio Ambiente (Dema) vai apresentar na próxima segunda-feira a lista dos 50 maiores poluidores da bacia.
Um dos exemplos da situação ocorre em Goianápolis, a 30 quilômetros da capital, onde uma erosão na nascente do Córrego Fundão compromete a água que é levada para o João Leite. O buraco fica a poucos metros da zona urbana e tem proporções de 300 metros de comprimento por 80 de largura (no ponto mais largo) e chega a atingir mais de 20 metros de profundidade. Á água corre sem parar no fundo da erosão.
Somente há dois meses a erosão, próxima a dois bairros, chegou ao conhecimento do secretário local de meio ambiente, José Divino Costa. “O asfaltamento de dois bairros pode ter aumentado a quantidade de água que é jogada aqui”, explicou. Ele disse que as informações são de que a erosão teria pelo menos 20 anos de existência. “Mas parece que cresceu mais nos últimos anos”, diz.
O material que é carregado pelas águas já foi responsável por aterrar uma represa logo abaixo e já está fazendo o mesmo com outra. Os resíduos vão seguindo adiante até chegarem ao João Leite. “Temos preocupação com a preservação dos córregos, pois isso pode influenciar diretamente no lago. Ações já estão sendo feitas nos municípios da bacia”, diz o engenheiro Caio Gusmão, fiscal de obras da barragem da Empresa de Saneamento de Goiás (Saneago).
A Polícia Civil já tem listados 50 agressores ambientais dos córregos da bacia do ribeirão que vai formar o lago para abastecimento da região metropolitana de Goiânia. A situação verificada é praticamente a mesma que foi apontada por um diagnóstico feito sobre a Área de Proteção Ambiental (APA) do João Leite.O relatório indicou ameaças na bacia como lançamento de esgoto sem tratamento, uso de intensivo de agrotóxicos e falta de preservação das nascentes, dentre outros. O estudo coloca a qualidade das águas da bacia sob suspeita.
22 de maio de 2009
Marcos Palmeira participa da Semana dos Alimentos Orgânicos em Goiânia
O produtor e ator Marcos Palmeira fará uma apresentação sobre alimentos orgânicos no dia 29 de maio, às 8h30, no auditório Augusto Gontijo do Parque de Exposição Agropecuária Pedro Ludovico Teixeira, na 64ª ExpoGoiás. A palestra integra a programação da Semana dos Alimentos Orgânicos, que será realizada de 24 a 31 de maio.
Entre outros eventos da programação, haverá a Oficina sobre Manejo Biodinâmico do Solo, na Coopersil, em Silvânia, nos dias 26 e 27, com o consultor João Ávila, da Associação Biodinâmica de Botucatu (SP). Esta é a quinta edição da Semana de Alimentos Orgânicos, realizada em âmbito nacional, como forma de esclarecer e divulgar para os consumidores o que são esses produtos, seus benefícios ambientais, sociais e nutricionais, além de estimular o consumo. A campanha é desenvolvida pelo Ministério da Agricultura, por meio da Superintendência de Agricultura em Goiás.
Fonte: http://www.opopular.com.br/ - 22/05/09
20 de maio de 2009
Novo Encanto prepara projeto para reciclagem e tratamento de lixo no Núcleo Mestre Manoel Nogueira
Um projeto inicial vem sendo examinado e contempla as seguintes fases: 1) Diagnóstico da situação atual; 2) Implantação da coleta seletiva; 3) Divulgação; 4) Tratamento do lixo; 5) Parcerias e 6) Definição das metas e objetvos.
O monitor Luiz Duarte informa que vem recebendo orientações de integrantes da Rede da Novo Encanto e destaca, como um dos pontos relevantes do projeto a motivação das pessoas e o estabelecimento de parcerias. Considera importante, para o êxito do projeto, a participação de todos os membros do Núcleo, da Direção, da equipes do Plantio e dos Jovens, da Ogan, do grupo que cuida das crianças e ainda das pessoas que participaram do curso de permacultura, em Pirenópolis, em 2007.
19 de maio de 2009
Jorge Elage Filho lança em Goiânia o livro "Projeto Peregrino"
17 de maio de 2009
MP apresenta Projeto do Ribeirão João Leite e convida órgãos públicos para parceria
Estabelecer uma parceria entre diversos órgãos públicos para construir uma proposta de atuação integrada com o objetivo de prevenir riscos e impactos ambientais na Bacia do Ribeirão João Leite, de forma a garantir a qualidade da água que será fornecida a 1 milhão de pessoas a partir da inauguração da barragem no manancial. Essa foi a finalidade de reunião realizada na sexta-feira (8/5) pelo Ministério Público de Goiás, com a participação de representantes da Saneago; das Secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, de Agricultura, de Cidades e da Fazenda; da Agência Goiana de Regulação (AGR); da Procuradoria-Geral do Estado; da Assembleia Legislativa e do Ministério Público Federal (MPF).
A importância dessa soma de esforços na defesa do meio ambiente – e que deve abranger também a sociedade – foi um dos pontos convergentes do discurso dos participantes do encontro. Em sua fala na abertura da reunião, o procurador-geral de Justiça, Eduardo Abdon Moura, destacou que essa nova forma de atuar, embasada na parceria, na interação e no diálogo, vem sendo buscada pelo MP como uma alternativa mais eficaz aos métodos judiciais utilizados anteriormente. “Para conseguirmos resultados melhores, precisamos fazer diferente”, aconselhou, ressaltando que o projeto que seria apresentado não era um “projeto do MP, mas sim um “projeto de Estado”.
Coordenadora do Centro de Apoio Operacional (CAO) do Meio Ambiente e responsável pela apresentação do projeto, a promotora Sandra Mara Garbelini também ressaltou a importância do trabalho integrado, observando que, atualmente, na proteção do meio ambiente, não é mais admissível que cada órgão aja de forma isolada.
Projeto produtor de água
Ao detalhar o projeto institucional concebido para a Bacia do João Leite, a coordenadora do CAO do Meio Ambiente apresentou uma sugestão concreta de trabalho conjunto entre as instituições e que também vai envolver a sociedade: o projeto produtor de água. Baseado nas experiências bem-sucedidas das cidades de Nova York (EUA) e Extrema (MG), a proposta do MP prevê o desenvolvimento de ações de conservação da água e do solo nas microbacias que integram o sistema do João Leite, contemplando, entre as medidas protetivas, o pagamento pelos serviços ambientais prestados pelos proprietários rurais na preservação dos cursos hídricos.
Sandra Mara explicou que o projeto nasceu da preocupação dos promotores que atuam nos municípios abrangidos pela Bacia do João Leite – Goiânia, Anápolis, Teresópolis, Goianápolis, Nerópolis, Campo Limpo e Ouro Verde de Goiás – com os impactos ambientais decorrentes da construção da barragem, obra concebida com o objetivo de ampliar o fornecimento de água à população da capital e cidades vizinhas. Diante disso, surgiu a ideia de estruturar um projeto de atuação conjunta com a finalidade de combater as fontes poluidoras, exigindo-se o cumprimento da legislação ambiental em vigor, bem como o estabelecimento de parcerias para a proteção eficiente do manancial.
O estudo que resultou dessa pretensão, detalhou a coordenadora do CAO, levou à concepção dessa proposta de atuação integrada com as instituições: a da construção coletiva de um projeto para implantação do pagamento por serviços ambientais não só na Bacia do João Leite, mas em todo o Estado de Goiás, em iniciativa que pode ser pioneira e se antecipar à discussão nacional sobre o assunto.
Na sequência da apresentação do MP, o presidente da AGR, Wanderlino Teixeira, mostrou o anteprojeto de lei elaborado pelo órgão criando as condições para implantação do pagamento por serviços ambientais e prevendo também as responsabilidades pela proteção dos mananciais e da qualidade da água para abastecimento no Estado de Goiás. Depois das manifestações dos participantes, que revelaram uma ampla adesão à proposta do MP, o procurador-geral de Justiça concluiu a reunião com o convite para a participação de todos no seminário sobre o projeto produtor de água, que está agendado para o próximo dia 25, em que vários aspectos da proposta serão analisados de forma mais aprofundada.
O seminário será realizado no auditório do MP e marcará o lançamento oficial do projeto produtor de água. A partir deste evento, será formado um grupo de trabalho com representantes de cada órgão para debater e formatar uma proposta coletiva para concretização do pagamento por serviços ambientais.
Além dos representantes dos órgãos públicos, participaram da reunião alguns promotores de justiça das comarcas que integram a Bacia do João Leite – Marta Moriya Loyola, Maurício Nardini e Gerusa Fávero Girardelli, de Goiânia; Elaini Cristina Trevisan, de Nerópolis; e Patrícia Almeida Galvão, de Anápolis. Do MP, estiveram presentes também o assessor administrativo Juliano de Barros Araújo, titular de uma das promotorias ambientais da capital, e o promotor Vinícius Marçal Vieira, que auxilia no CAO do Meio Ambiente. (Ana Cristina Arruda/Assessoria de Comunicação Social)
16 de maio de 2009
Blog da Amazônia Oriental selecionado em concurso do Ministério da Cultura
Os Pontos de Mídia Livre são uma ação do programa Mais Cultura, que integra a agenda social do governo federal. “O objetivo é apoiar iniciativas de comunicação social participativas e interativas”, reforça a secretária de Articulação Institucional Silvana Meireles, coordenadora do Mais Cultura. No total, 78 projetos foram contemplados, sendo 15 na categoria Regional/Nacional – com o prêmio de R$ 120 mil cada – e 63 na categoria Local/Estadual – com R$ 40 mil distribuídos individualmente. Os recursos disponibilizados são da ordem de R$ 4,3 milhões. O blog da NE somou um total de 50 pontos e está entre os classificados que deve receber o selo de Mídia Livre do Ministério da Cultura.
.
15 de maio de 2009
V Expedição ao Seringal Novo Encanto será realizada em julho
Núcleo Rei Inca promove Dia da Novo Encanto
A programação prevê as seguintes atividades:
Palestras
(1) - Histórico e importancia da Novo Encanto para UDV
(2) - O que é Permacultura? - Leandro Moura
(3) - O tratamento adequado de nossos resíduos (lixo) - Raquel e Hiran.
Oficinas
(1) - Atividades de educação ambiental e percussão com as crianças - Gisele e Leonel
(2) - Permacultura: construção de bancos de super-adobe, com Leandro Moura
(3) - Compostagem dos resíduos orgânicos domésticos - Raquel
(4) - Fotografia em ambiente natural - Rafael Castanheira
(5) - Como plantar um muda de árvore - Hiran.
.
6 de maio de 2009
Ecologia e Espiritualidade
No dia em que fizerdes este exercício com plena consciência, criareis uma ligação mágica entre a realidade efémera representada pelo vosso eu humano que vive aqui na terra e a realidade eterna do vosso Eu superior que vive no sol. Nesta identificação do vosso eu humano com o vosso Eu divino, saboreareis a ambrósia, esse alimento de imortalidade que vem do sol, e tornar-vos-eis cidadãos do Céu." - Aivanhov
.
3 de maio de 2009
Flores em exposição
Jornalista Washington Novaes faz palestra em Anápolis
Outro tema a ser desenvolvido por Novaes está relacionado com a Bacia do Ribeirão João Leite, localizada entre Anápolis e Goiânia e que abriga dois grandes patrimônios ecológicos: o Parque Ecológico Altamiro de Moura Pacheco e o reservatório de água que abastece Goiânia, construido pela Saneago. Este patrimônio ecológico está ameaçado por interesses empresariais, que pretendem ocupar o local com equipamentos turísticos, como hotéis, parques temáticos e outros. Leia mais.