30 de dezembro de 2009

Reservatório do Ribeirão João Leite começa a ser formado


Reservatório já subiu 17 metros em 19 dias. Faltam 23 metros para a cota máxima.


 Após quase oito anos do início das obras, finalmente o lago do novo sistema João Leite, de tratamento e distribuição de água tratada para a Grande Goiânia, começa a ser formado. Do fechamento da barragem, no dia 11 deste mês, até ontem à noite, o reservatório já tinha subido 16 metros em relação à cota inicial (cota do fundo do lago), que é de 709 metros em relação ao nível do mar.

Impulsionado pelas chuvas recentes, o reservatório do João Leite chegou à cota 726 ontem, ou seja, subiu 17 metros (em terreno irregular) em 19 dias. Hoje faltam 23 metros para o lago atingir a cota máxima de 749 metros acima do nível do mar – chamada de cota do vertedouro. A previsão é que o lago esteja completamente formado até maio, quando deve atingir a cota maxima.

Fonte> O Popular - 30/12/09

21 de dezembro de 2009

Amazônia, I Love You



Amazônia, I love you - By Paulo Ricardo & Serapis Bey

9 de dezembro de 2009

Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas



Veja o vídeo de abertura da Conferência do Clima

Está em andamento a 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), realizada em Copenhague, onde 192 países discutem um novo acordo global para o clima, visando a redução dos níveis de emissão de poluentes. O objetivo é estabelecer metas de redução para os países desenvolvidos e também compromissos não obrigatórios de redução de emissões para os países em desenvolvimento, ou seja, definir as responsabilidades de ricos e pobres.

A discussão acontece na capital da Dinamarca, longe daqui. Pergunto: como esta questão vai repercutir aqui em Goiás, o que nós temos com isso? Minha opinião: aqui em Goiás podemos estabelecer nossas metas para reduzir a poluição e cuidar melhor do nosso meio ambiente. Algumas metas são evidentes e possíveis: a preservar o cerrado, hoje um campeão brasileiro de devastação; a preservar as nascentes do Rio Araguaia, ameaçadas pelas erosões e outros descuidos; a preservar o Rio Meia Ponte e cuidar melhor da Área de Proteção do Ribeirão João Leite. São metas possíveis, com a participação de todos: órgãos governamentais, imprensa, empresas, pessoas comuns, etc. Vamos salvar o mundo agora, começando por Goiás. Enfim, temos muito que fazer por aqui, podemos estabelecer nossas metas, seguindo a lição de um antigo provérbio chinês: “antes de começar o trabalho de modificar o mundo, dê três voltas dentro de casa”.

7 de dezembro de 2009

Feira de Troca e Distribuição de Sementes Crioulas em Cristalina (GO)




Clique aqui, veja o vídeo no You Tube e saiba o que são sementes crioulas
Acontece no dia 11/12, em Cristalina (GO), a II Feira de Troca e Distribuição de Sementes Crioulas, em promoção da Rede Terra. O encontro tem início as 10 horas e a programação prevê a realização de palestras sobre comercialização, debate com o tema “Sementes Crioulas na Agricultura Familiar”, oficina sobre armazenamento de sementes,  e inauguração do Banco Comunitário de Sementes Crioulas e Florestais Nativas do Cerrado. Mais informações no telefone 61 36 12 2912 ou no site da Rede Terra:  www.redeterra.org.br
Rede Terra
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Apoio à Agricultura Familiar – Rede Terra, é uma entidade da sociedade civil, de direito privado e sem fins lucrativos, fundado em 1999 por agricultores familiares, técnicos agrícolas e educadores. Há 10 anos nasceu a Rede Terra com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável da região da bacia do Baixo Rio São Bartolomeu, no Entorno do Distrito Federal.
A missão da Rede Terra é contribuir na construção de modelos de desenvolvimento sustentável, com foco na agricultura familiar, fundamentado na agroecologia e que estimule a autonomia dos agricultores. Atualmente o trabalho da Rede Terra abrange 300 famílias de agricultores familiares organizados em cooperativas, associações, sindicatos de trabalhadores rurais e coletivos de produção nos municípios goianos de Cristalina, Luziânia, Cidade Ocidental, Valparaíso e Novo Gama.


2 de dezembro de 2009

Novo Encanto promove palestra de Educação Ambiental

A Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, através da Monitoria 60, vai realizar, no dia 5/12, sábado, às 17 hs, no Núcleo Mestre Manoel Nogueira, uma palestra com o biólogo Antônio Alencar Sampaio, do IBAMA.O palestrante é especialista em Educação Ambiental, tem sólidos conhecimentos de biologia e espiritualidade, e já proferiu palestra no Núcleo Rei Inca, no Dia da Novo Encanto, tendo agradado a todos os que participaram. Antônio Alencar Sampaio também é poeta e ecologista militante.