24 de fevereiro de 2010

Cercas para proteger a barragem do João Leite

Por Márcio Fernandes, no jornal HOJE (24/02/2010)

O titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), Luziano Severino de Carvalho, vai requisitar da empresa estatal Saneamento de Goiás S.A. a construção imediata do alambrado destinado a proteger o reservatório da Barragem do Ribeirão Leite. De acordo com o delegado, a cerca deve ser posicionada a 200 metros do que será a quota máxima da lâmina d'água e deve cobrir um perímetro envolvendo 4.152,62 hectares. “A obra é imprescindível para proteger o reservatório e dissuadir as autoridades e a sociedade de qualquer tentativa de uso múltiplo do local, a exemplo de finalidades recreativas de balneário, navegação e pesca.”

O delegado também vai requerer da Saneago um plano de proteção do reservatório em relação ao transporte de cargas perigosas contendo combustíveis e produtos corrosivos na BR-060, uma vez que a lâmina d'água penetra em quatro pontos da autopista que liga Goiânia à Anápolis. Luziano Severino de Carvalho já instaurou 50 Inquéritos Policiais para investigar danos ambientais na sub-bacia do Ribeirão João Leite referentes a desmatamento ilegal de nascentes, contaminação do manancial por agrotóxicos, esgoto orgânico e resíduos derivados de lixões.

O delegado advertiu ainda que a “Dema vai estar também atenta para evitar que as áreas vizinhas do reservatório sejam objeto fácil da ganância da especulação imobiliária a fim de evitar qualquer impacto de adensamento urbano na área”. A assessoria de imprensa da Saneago informou que uma parte pequena do alambrado está pronta e que a estatal já concluiu o processo licitatório para completar a obra. De acordo com as informações da Assessoria, o início dos trabalhos está condicionado à assinatura do contrato, o que deve ocorrer nos próximos dias. “Não existe atraso na execução da cerca”, salientou Bruno Rocha.

A assessoria informou ainda que o alambrado será construído conforme “os critérios ambientais do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), um dos financiadores da Barragem do João Leite. Sobre o plano de monitoramento do transporte de cargas perigosas, o assessor informou que a iniciativa, a exemplo da cerca, faz parte de um conjunto de 34 medidas ambientais previstas para a proteção do reservatório e que também se encontra em fase de contratação.

Um comentário:

  1. Esta cerca é um recurso importante pra tbem não deixar entrar os planos mirabolantes dos cassadores de votos, segos por poder.
    Luis Duarte, acho importante que a DEMA, esteja ciente tbem da condição da pedreira, vc sabe se les sabem?
    Abs. continue com este bom trabalho, 'consciencia não se ganha sem exforço...'

    ResponderExcluir

Grato pelo seu comentário!