17 de junho de 2009

Estudo prevê catástrofes naturais por ação do homem


Um relatório do governo norte-americano divulgado nesta terça-feira (16) afirma que a poluição no planeta atingiu o pior nível da história. E previu que a ação do homem vai provocar catástrofes naturais nos próximos cem anos. Tempestadoes mais intensas, tornados mais devastadores, secas e inundações com grande poder de destruição - como as que aconteceram no Norte e no Sul do Brasil. A explicação para as mudanças extremas no clima do mundo está em quase 200 páginas do relatório do programa americano de pesquisas climáticas globais. Segundo o estudo, não há dúvida: o aquecimento global, provocado em grande parte pelo homem, está ameaçando o planeta.

O relatório revela que a temperatura da Terra aumentou quase um grau desde mil e novecentos e deve subir entre um e seis graus nos próximos cem anos. Em 2.000 anos o nível do mar subiu 20 centímetros. E essa medida deve dobrar dentro de um século. O aumento da temperatura também pode causar doenças provocadas pela contaminação da água e do ar, infestação de pragas na agricultura, num desafio à produção de grãos e a criação de animais. Os pesquisadores dizem que as escolhas de políticas ambientais feitas a partir de agora serão determinantes na gravidade dos impactos e nas mudança climáticas que devem acontecer no futuro.


2 comentários:

  1. ola, vc tem um link onde eu possa ler todo o conteudo do estudo americano?? nao tem problema se for ingles..
    obrigado
    guilherme

    ResponderExcluir
  2. Guilherme, esta nota tem como fonte notícia publicada no G1, que não indica como localizar o estudo realizado nos EUA. Veja o link:

    http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1197094-5603,00-ESTUDO+DO+GOVERNO+DOS+EUA+PREVE+CATASTROFES+NATURAIS+POR+ACAO+DO+HOMEM.html

    ResponderExcluir

Grato pelo seu comentário!