5 de março de 2009

Permacultura no Núcleo Gaspar

Reservatório para recolhimento de água da chuva, no Núcleo Gaspar, em Brasília

Está em funcionamento no Núcleo Gaspar, em Brasília, um sistema de captação da água do telhado, considerado uma solução prática e confiável para o abastecimento de água potável. A obra foi construída com técnicas de permacultura, objeto de um curso realizado em Pirenópolis, no Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado - IPEC, em abril do ano de 2007, com a participação de membros da UDV, de Brasília e Goiânia.


O reservatório foi construído com a técnica do ferrocimento, considerada uma forma econômica de utilizar o cimento e que permite a construção rápida de reservatórios grandes. A água da chuva, na maioria das regiões, cai limpa, ou seja, livre de poluição. Se captada e armazenada de forma correta pode suprir as necessidades de uma família durante todo a ano.


Clique aqui e veja como construir um reservatório com a técnica do ferrocimento.


PERMACULTURA


A permacultura é um método holístico para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana (jardins, vilas, aldeias e comunidades) ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis. Pode se dizer que os três pilares da Permacultura são: Cuidado com a Terra, Cuidado com as Pessoas e Repartir os excedentes.


Foi criada pelos ecologistas australianos Bill Mollison e David Holmgren na década de 1970. O termo, cunhado na Austrália, veio de permanent agriculture, e mais tarde se estendeu para significar permanent culture. A sustentabilidade ecológica, idéia inicial, estendeu-se para a sustentabilidade dos assentamentos humanos.

.

Os princípios da Permacultura vem da posição de Mollison de que "a única decisão verdadeiramente ética é cada um tomar para si a responsabilidade de sua própria existência e da de seus filhos" (Mollison, 1990). A ênfase está na aplicação criativa dos princípios básicos da natureza, integrando plantas, animais, construções, e pessoas em um ambiente produtivo e com estética e harmonia.

.

Um comentário:

Grato pelo seu comentário!