15 de outubro de 2009

Tic Tac para defender o clima do Planeta




Veja o vídeo da campanha




A Campanha Global de Ações pelo Clima (GCCA, na sigla em inglês) é fruto de uma aliança inédita de organizações não-governamentais, sindicatos, grupos religiosos e pessoas que tem como objetivo mobilizar a sociedade civil e a opinião pública para que os governos se posicionem e estabeleçam metas ambiciosas e justas em prol de decisões concretas para combater as causas das mudanças climáticas e amenizar seus efeitos.


O objetivo da campanha é consolidar uma série de ações em diversos países, que culminarão em uma plataforma de orientações e reivindicações a ser apresentada durante a COP-15, realizada de 7 a 19 de dezembro de 2009, em Copenhague, Dinamarca. A campanha mundial GCCA está sendo implementada com prioridade em alguns países importantes para o êxito das negociações, ou seja, para que tais países tenham posições e compromissos mais efetivos e adequados para salvar o planeta da catástrofe climática. A lista desses países inclui Brasil, Japão, Canadá e Polônia (que preside o processo de preparação da COP antes de Copenhague).




No dia 29 de agosto, a GCCA lançará mundialmente a Campanha TckTckTck, uma contagem regressiva de 100 dias para a COP-15, que envolve mobilização massiva de todos para pressionar lideranças governamentais a assumirem um acordo justo e equitativo na COP-15.

A iniciativa busca conseguir do governo brasileiro um posicionamento mais firme e ousado na Cop-15, tanto assumindo compromisso concreto, quanto ampliando sua posição de liderança positiva. Para isso, a GCCA tem como objetivo facilitar a sociedade civil a assumir uma ampla articulação e organização pública no compartilhamento e disseminação de conhecimentos, rápida colaboração e metas para tornar a campanha uma importante ferramenta de participação popular nas determinações que serão adotadas na COP-15, em dezembro de 2009.


Entre os resultados previstos pela GCCA, está a criação de um abaixo-assinado, que documente e torne visível a mobilização e as demandas reunidas na GCCA. Esse gigantesco abaixo-assinado compilará as adesões do mundo e as assinaturas serão colhidas através do site ou através de abaixo-assinado em papel pela organização da campanha em cada país-sede e consolidados pela organização internacional da iniciativa.


A plataforma mínima do abaixo-assinado é composta por:


• Garantir que o aquecimento global ficará bem abaixo dos 2oC em relação à média histórica, estabelecendo metas e mecanismos para que, antes de 2020, comecem a decrescer as emissões globais de gases do efeito-estufa.


• Reduzir as emissões dos países desenvolvidos em pelo menos 45% até 2020, frente aos níveis de 1990.


• Estabelecer objetivos mensuráveis, verificáveis e reportáveis para redução substancial das emissões de países em desenvolvimento emergentes e em rápido crescimento econômico, viabilizados por medidas apropriadas a cada país.


• Apresentar medidas concretas de mecanismos e compromissos de aportes financeiros, para apoiar países em desenvolvimento na estabilização e posterior redução de emissões, e na sua adaptação às mudanças climáticas.


• Aprovar a criação de soluções e mecanismos de REDD (Reduções de Emissões Associadas ao Desmatamento e à Degradação Florestal), justos e aplicáveis a curto prazo.


• Promover a sustentabilidade e dignidade do desenvolvimento humano e a integridade dos processos ecológicos, mediante a transformação da economia e o fortalecimento da democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pelo seu comentário!