19 de fevereiro de 2009

Curitiba tem o primeiro mercado de alimentos orgânicos

Foi inaugurado em Curitiba o primeiro mercado de orgânicos público do Brasil. O espaço construído em parceria com a Prefeitura conta com mais de mil produtos diferenciados com selo e certificação de livre de agrotóxicos e aditivos químicos. Um anfiteatro na parte superior do estabelecimento se destina a reuniões com lojistas, agricultores e empresários com objetivo de estimular rodadas de negócios orgânicos.

O secretário municipal do abastecimento, Norberto Ortigara destaca que o mercado vai contar com as tradicionais bancas de frutas, verduras e legumes, além de açougue com carnes exclusivamente orgânicas, lanchonete, artesanato feito a partir de materiais orgânicos, confecções, cosméticos e até alimentos industrializados, mas que tenham uma produção orgânica.

A consciência ecológica está presente também na estrutura física do mercado. Com sistema de captação da água da chuva e uma calha especial instalada no telhado, o recurso pode ser utilizado em ambientes e serviços que não necessitam de água potável. A luminosidade também foi estudada para reduzir o consumo de energia elétrica.


2 comentários:

  1. Paz.
    O desenvolvimento deste blog é uma idéia oportuna e constitui-se mais uma ferramenta para a construçao de mais canais de comunicaçao entre os ambientalistas da UDV.
    Parabéns á Novo Encanto.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza é um jeito bom de viver com saude aqui nesse planeta. Existem muitos seres humanos, concientes da situação em que vivemos, unindo esforços para que a vida ecológica no planeta seja preservada. Nossa casa, a mãe terra, precisa ser preservada para o bens de todos. E nós somos os responsáveis direto por essa preservação.

    ResponderExcluir

Grato pelo seu comentário!