A onça pintada que você está vendo foi fotografada no Parque Ecológico Altamiro de Moura Pacheco, localizado entre Goiânia e Brasília. É meus amigos... lá têm onça!
A foto está no Inventário Faunístico realizado pela Secretaria do Meio Ambiente de Goiás, em um trabalho coordenado pelo biólogo Nelson Jorge da Silva Júnior e que traz um levantamento de toda a fauna e flora ainda existente no Parque Ecológico.
Além da onça, a pesquisa registrou a presença de outros animais, como cachorro do mato, cateto, quati, cutia, gambá, gato do mato, irara, jaratataca, macaco prego, mão pelada, onça-parda, ouriço, preá, tamanduá mirim, tapiti, tatu e veado. Moradores do local registram ainda a presença de suçuaranas e lobos-guará, araras, corujas, gaviões, várias espécies de cobras, lagartos e invertebrados.
De acordo com a pesquisa, a vegetação do Parque ainda apresenta grande variedade de espécies de alto valor econômico como a aroeira, peroba, angico-monjolo, jatobá, cedro, jequitibá, além de outras espécies como ipês, barriguda, guatambu e angico, que há algumas décadas atrás, recobriam a maior parte da região central do Estado, estabelecendo ligação com a Floresta Atlântica através do Rio Paranaíba.
O Parque Ecológico Altamiro de Moura Pacheco foi criado pela Lei 11.878, de 30 de dezembro de 1992, em uma área de aproximadamente 800 alqueires. Está situado a 22 quilômetros de Goiânia, cortado pela rodovia BR 060/153, que liga Goiânia a Brasília. Abrange parte dos municípios de Goianápolis, Goiânia, Nerópolis e Terezópolis de Goiás e é banhado pelo ribeirão João Leite, afluente do rio Meia Ponte, formadores da bacia do Paranaíba.
É um patrimônio ecológico que precisa ser conhecido e preservado!
NUNCA FOI ONÇA,É UM GATO DO MATO GRANDE((Leopardus geoffroyi)QUEM É O IGNORANTE QUE DISSE QUE O ANIMAL DA FOTO É UMA ONÇA?NÃO SABE COISA NENHUMA>
ResponderExcluirPopularmente conhecido como onça.
Excluir