25 de fevereiro de 2009

Sacos plásticos poluem o planeta: veja a ilha de lixo no Oceano Pacífico

Faça a sua parte e use sacolas permanentes

Provavelmente você já deve saber que os sacos plásticos (ou sacolas plásticas se preferir), quando descartados, são um grande problema ambiental.

Aparentemente inocentes, são capazes de bloquear acessos de água, causando enchentes nas grandes cidades, provocam as mortes de inúmeros animais marinhos (incluindo grandes baleias), devido à ingestão do material, entre inúmeras outras mazelas ambientais.

Além disso, demoram mais de 100 anos para se decompor. Isso significa que, provavelmente, o primeiro saco plástico que você recebeu no supermercado deve estar em algum lugar, poluindo a natureza e lá permanecerá por muito tempo ainda.

A maior parte dos países já procura substituí-los por alternativas ecologicamente corretas (como o bioplástico, por exemplo) e inibir seu uso, por meio de proibições, tributações extras e campanhas de conscientização. No entanto, o Brasil continua de vento em polpa com sua produção dessas sacolas prejudiciais ao meio ambiente. Por isso, em vez de esperarmos políticas públicas, nós devemos ser os verdadeiros motores dessa mudança de comportamento.

Mas aí nos perguntamos: o que nós, pobres mortais, podemos fazer a respeito? A primeira coisa a se lembrar é que somos cidadãos e, assim sendo, temos direitos a cobrar e deveres a cumprir para com a sociedade. Devemos sempre cobrar em nossa cidade, em qualquer estabelecimento comercial, alternativas para os sacos plásticos que costumam entregar aos consumidores.

Veja reportagem sobre a poluição de lixo no Oceano Pacífico. Estarrecedor!


Um comentário:

Grato pelo seu comentário!